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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  22/04/2024
Data da última atualização:  22/04/2024
Autoria:  LOPES, R. de C.; FERRETTO, L. R.; KINDLEIN, L.; ALTVATER, E. E.; DIAS, V. da V.; REVILLION, J. P. P.
Afiliação:  REINALDO DE CAMARGO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; LUANA RODRIGUES FERRETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; LIRIS KINDLEIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; ELZA ELIZA ALTVATER, BROOKLYN COLLEGE; VALÉRIA DA VEIGA DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; JEAN PHILIPPE PALMA REVILLION, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Título:  Da planta ao prato: estudo da intenção de compra da farinha de ora-pro-nóbis.
Ano de publicação:  2024
Fonte/Imprenta:  Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 41, e27381, 2024.
DOI:  http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27381
Idioma:  Português
Notas:  Título em inglês: From plant to plate: a study of the intention to purchase ora-pro-nóbis flour.
Conteúdo:  RESUMO - Este estudo enfoca a sustentabilidade na produção de alimentos, um assunto de importância global. A ora-pro-nóbis (OPN), uma alternativa vegetal de alto valor nutritivo e baixo custo de produção, é destacada como uma oportunidade para impulsionar a sustentabilidade e a diversificação de renda no agronegócio. A pesquisa utiliza a Teoria do Comportamento Planejado (TPB) para investigar a intenção de compra da farinha de OPN e como os atributos percebidos de saudabilidade e sustentabilidade influenciam a atitude dos consumidores. Os dados coletados por meio de um questionário foram analisados utilizando a Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicam que os fatores da TPB influenciaram de maneira variada a intenção de compra do produto farinha de OPN. A percepção dos atributos de saudabilidade e sustentabilidade teve um impacto positivo na atitude dos consumidores. Fatores como a consciência ecológica, a relação homem/natureza e a preocupação com as gerações futuras podem influenciar a intenção de compra. O modelo teórico se mostrou satisfatório, sugerindo que ele pode ser reaplicado em diferentes contextos para ser validado e consolidado. ABSTRACT - This study focuses on sustainability in food production, a topic of global importance. The use of ora-pro-nóbis (OPN), which is a vegetable alternative with high nutritional value and low production cost, stands out as an opportunity to boost sustainability and income diversification in agribusiness. The resear... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Produto verde; Sustentabilidade.
Thesagro:  Agronegócio; Consumidor; Farinha; Ora Pro Nobis; Produção de Alimentos.
Thesaurus Nal:  Consumer attitudes; Food production; Structural equation modeling; Vegetables.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1163780/1/Da-planta-prato-estudo-2024.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
AI-SEDE67536 - 1UPEAP - DD
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Biblioteca(s):  Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  27/05/2014
Data da última atualização:  27/05/2014
Autoria:  PAULA, M. M. de; KAMIMURA, Q. P.; SILVA, J. L. G. da.
Título:  Mercados institucionais na agricultura familiar: dificuldades e desafios.
Ano de publicação:  2014
Fonte/Imprenta:  Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 23 , n. 1, p. 33-43, Jan./Fev./Mar. 2014.
Idioma:  Português
Conteúdo:  A agricultura familiar tem hoje a possibilidade de acessar o mercado institucional, que é uma alternativa de aproximar do consumidor a produção de base familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O presente estudo visa descrever a trajetória do acesso a esses mercados no Município de Mineiros, GO, identificando os principais desafios e dificuldades enfrentados e destacando os atores sociais participantes do processo. Como metodologia, buscaram-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental nos relatórios institucionais, documentos e sítios oficiais das instituições ligadas à agricultura nesse município. Os resultados mostram que o acesso ao Pnae deu-se, em 2012, de forma incipiente, com a venda de produtos às escolas municipais na ordem de 0,63%; e, em 2013, os projetos de venda do Pnae e PAA alcançaram a totalidade de 90.958 kg de alimentos. Ressalta-se que há uma rede de cooperação local entre as instituições ligadas à agricultura familiar e que há dificuldades e desafios a serem enfrentados, como a organização da produção, focada na diversificação, com o objetivo de atender à demanda, respeitar a cultura dos agricultores, atender às exigências sanitárias e organizar a logística da produção.
Palavras-Chave:  Desenvolvimento local; PAA; Pnae.
Thesagro:  Comercialização.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/102681/1/Mercados-institucionais-na-agricultura.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
AI-SEDE56172 - 1UPEAP - PP338.105P454
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